Nosso sistema de custos é muito simples. Fazendo uma analogia a decisões de crédito num banco, quando o crédito tem que ser negado, a decisão é imediata. Se o crédito pode ser aceito, ainda tem as decisões de qual deve ser o montante, qual o prazo, quais as garantias, e que tipo de linha. O nosso sistema de custos define de maneira precisa e direta o NÃO: abaixo deste preço, NÃO se deve vender!
Essa simplicidade assusta muito os empresários. Normalmente um sistema de custos convencional vai somando partes e mais partes de custos, gastos, despesas, dispêndios, honorários, num imenso sistema de apropriações e rateios, até chegar a um certo custo, que com uma margem de lucro predefinida, chega-se a um preço de venda.
Nós chegamos a um preço de corte, abaixo do qual não se deve vender e definimos qual seria o preço para cada nível de lucro que o empresário deseja.
Essa simplicidade assusta!
– Como pode ser tão simples um sistema de custos?
Disponibilizamos, no começo de nosso trabalho de consultoria, uma apostila que contém os conceitos que estão por trás de nosso sistema.
Apesar de simples, ele reflete de maneira totalmente apropriada, a realidade de caixa da empresa. Com isso temos certeza que os preços a que chegamos pagam as contas!
Muitas empresas tem que trabalhar com várias exceções. São vendas de atacado, e vendas de varejo. São vendas de produtos próprios, e vendas de produtos de terceiros. São vendas de assistência técnica, e vendas de equipamentos prontos. São produtos que são obrigatórios de se manter em linha, mesmo que com prejuízo, porque os clientes compram um “mix” onde não podem faltar esses produtos. Isso não causa problema nenhum em nosso sistema de custos. Nós temos o preço de corte, como algo “sagrado”. E mostramos o como essas exceções afetam o preço de corte. Não se pode perder nenhuma venda ao preço de corte, mas mostramos também a informação que, devido ás exceções aceitas, o preço médio de vendas tem que ficar “X” % acima do preço de corte. Assim a empresa sabe, qual a meta que ela tem que atingir, de “preço médio”.
Tudo é muito simples. Tudo é muito objetivo. E tudo é muito eficiente. Funciona mesmo!
Mas é novo, diferente de tudo o que existe por aí. Daí o medo de se implantar nosso sistema de imediato.
Aqueles clientes que aceitam nosso sistema de imediato, chegam muito mais rápido a resultados de lucro.