Na separação e/ou definição do que são custos fixos ou variáveis, está todo o centro conceitual de nosso sistema de custos.
Como já dissemos em artigo anterior, a definição de ponto de equilíbrio é o faturamento no ponto onde os custos variáveis se “cruzam” aos custos fixos.
Na teoria é isso que acontece. Mas na prática, o que são realmente custos fixos e custos variáveis?
Conseguimos resolver este impasse a partir da seguinte definição: “custos fixos são todos os custos que a empresa incorre mesmo que esteja parada, sem nenhuma produção”. Imagine que houve uma quebra de máquinas e a empresa não conseguiu fabricar nenhum produto. Mesmo assim, ela teve uma série de contas a pagar. A folha de pagamentos, a conta de luz, os insumos de escritório, os prestadores de serviços externos como contadores ou advogados e consultores, ou seja, se houve ou não produção, há uma série de custos que não mudam. Estes são os custos fixos. E observem que um dos custos que é fixo, embora usualmente seja definido como variável, é justamente a folha de pagamentos.
Esta definição de que a mão de obra é custo fixo, e não custo variável, é a base que torna o nosso sistema de custos diferente de qualquer outro e nos permite definir o “preço de corte” de forma precisa.
Dentre estes custos fixos, há uma pequena parte deles que pode ser variável. Isso ocorre quando se tem que trabalhar com horas extras na produção, ou com consumo de energia elétrica acima do valor contratado de pico. Estes eventos tem que ser incorporados diretamente nos produtos que causaram esse aumento nos custos fixos. Nos demais, a contribuição de cada custo aos produtos se mantém de maneira uniforme.
Essa definição de custos fixos e variáveis, mais o fato de levantarmos dados diretamente no caixa da empresa, faz com que o único dado que precisemos para levantamento dos preços, além dos acréscimos de custos fixos-variáveis, seja o valor correto de matéria prima bruta usada em cada produto. Tendo esse valor nosso sistema já calcula automaticamente os preços de corte que conduzirão a empresa ao lucro.
Essa definição de custo fixo e a sua consequência no sistema de gestão da empresa, será um dos pontos conceituais que mais enfatizaremos em nosso trabalho de consultoria dentro da empresa.