Quanto maior a margem bruta de lucro das vendas, menor é o ponto de equilíbrio a ser atingido. Ou seja, se se vende melhor, pode-se vender menos, para o pagamento dos custos fixos da empresa.
Nós damos essas duas informações aos nossos clientes – qual é o ponto de equilíbrio com a análise histórica do último ano da empresa – qual “deveria ter sido” o faturamento para o pagamento de todas as contas, e mostramos também a que faturamento temos que chegar, para se atingir o ponto de equilíbrio, caso as margens de lucro do passado não consigam ser melhoradas.
Como esse segundo número costuma ser mais alto, vem sempre a pergunta: – mas se não existe demanda aos preços necessários, para atingirmos esse patamar de faturamento, como vamos fazer?
– Temos que melhorar o desempenho operacional da empresa!
Há três maneiras de se melhorar a margem bruta de vendas, para que não se precise correr atrás de um ponto de equilíbrio muito alto:
- Diminuir o gasto com matérias primas, que são o maior dos custos variáveis da empresa. Isto se consegue através de três modos possíveis:
- Mexendo no projeto do produto para que se gaste menos material, ou mesmo outro tipo de material mais barato, desde que mantendo a funcionalidade e qualidade do produto, ou
- Desenvolvendo novos fornecedores com preços melhores, caso os haja no mercado, ou
- Melhorando o processo de maneira a haver menos perdas de material
- Diminuir o custo fixo da empresa, o que significa em última análise aumentar a produtividade, ou seja, fazer mais com os mesmos recursos, ou fazer igual com menos recursos. Isso vale não só para o chão da fábrica, mas também para a área administrativa
- Conseguir um mix de preços melhor, e caso não se consiga com os produtos atuais, deve-se pensar em novos produtos, ou novos mercados, ou mesmo na análise da carteira atual de clientes, cortando aqueles que por ventura estejam dando uma margem muito baixa. Ao se fazer este último item, ir ao item anterior, diminuindo ainda mais os custos fixos.
E a briga é sempre a mesma, como já dissemos em um outro artigo: todo mês tem que se correr atrás do faturamento e da margem, senão não se chega ao tão esperado lucro!